A Cultura e Extensão Universitária nos 75 anos da USP

A Cultura e a Extensão Universitária são atividades fins da universidade, juntamente com os ensinos de graduação e pós-graduação e a pesquisa e, como tal, devem corresponder aos anseios da sociedade brasileira. Na Universidade de São Paulo estas atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com o apoio das Comissões de Cultura e Extensão de todas as unidades, e tem como missão a coordenação, planejamento, organização, divulgação e execução de eventos culturais e técnico-científicos e das atividades de extensão universitária.

Estas atividades ocupam um espaço privilegiado para a viabilização da interação e integração da sociedade com a Universidade, em diferentes e amplas dimensões, e para a construção e a difusão da cultura e do conhecimento, constituindo-se em um processo educativo, cultural e científico. As atividades de Cultura e Extensão Universitária devem ser consideradas como formadoras de profissionais, que pautem suas ações pela ética, valorizando o ser humano, respeitando suas diferenças, autonomia e liberdade.

Assim, as atividades de Cultura e Extensão Universitária desenvolvidas nos 75 anos de existência da USP, constituem-se numa credencial de excelência, pois somente universidades com história e altos índices de qualidade na pesquisa e no ensino podem repassar à sociedade, em forma de serviços, ensinamentos por meio das diferentes modalidades de cursos de extensão (especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão), e atividades de natureza cultural (bibliotecas, museus e demais órgãos de difusão artística), o conhecimento acumulado em todas as áreas. Este é o traço que melhor caracteriza o perfil de uma universidade pública, entendida como instituição a serviço da coletividade.

Prof. Ruy Alberto Corrêa Altafim
Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP

Prof. Rubens Angulo Filho
Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ

Deixe um comentário