A FEALQ rende homenagens à Universidade de São Paulo

A FEALQ parabeniza a USP pelos 75 anos de atuação marcante no meio cultural e científico do país. Como fundação de direito privado criada em 1976 por professores da ESALQ, com objetivo de apoiar programas de desenvolvimento científico, econômico-social no Campus da Universidade em Piracicaba, atua em consonância com os cânones acadêmicos que permitem o atendimento dos objetivos propostos.

Nos seus 32 anos, a FEALQ administrou recursos para a execução de projetos de pesquisa, cursos ministrados pela ESALQ, organizou congressos e simpósios, e publicou obras de difusão científica e tecnológica. Apoiou a criação de infra-estrutura no Campus da USP, em Piracicaba, merecendo destaque os centros de excelência em biotecnologia e economia, construção e reforma de edifícios, laboratórios etc. Viabiliza publicações científicas como a revista Scientia Agricola e revista da Agricultura e da revista de divulgação técnico-científica Visão Agrícola.

No campo social possui um fundo para concessão de bolsas de estudo para alunos carentes, de iniciação científica e de pós-graduação. Construiu creche para filhos de funcionários do Campus de Piracicaba e apóia a manutenção de programas de equoterapia para recuperação de crianças com deficiências físicas e mentais, curso de educação infantil para filhos de servidores do Campus. Mantém um fundo de fiança para aluguel de moradias para estudantes.

A FEALQ possui duas glebas rurais recebidas como doação com objetivos de criar infra-estrutura para desenvolvimento de conhecimento técnico-científico por meio de projetos de pesquisa, atividades de cunho técnico para atividades de extensão e servir como unidades de treinamento para agricultores e estudantes universitários de diferentes níveis em estágios de curto prazo ou profissionalizantes. Estudantes de pós-graduação também utilizam as estações experimentais para elaboração de dissertações e teses.

A FEALQ é uma Fundação de apoio colaborando com o desenvolvimento de Unidades da Universidade de São Paulo e, por esse motivo, sente-se honrada em participar das homenagens pelo Jubileu que comemora o 75o aniversário da mais importante Universidade brasileira.

Prof. Vidal Pedroso de Faria
Diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)

Deixe um comentário