Pássaros de Piracicaba: Bem-te-vi-do-gado

Bem-te-vi-do-gado – Machetornis rixosa
Família Tyrannidae

É uma ave da família Tyrannidae. Como o próprio nome diz, o comportamento do bem-te-vi-do-gado é mais conhecido pelo hábito de seguir bois, antas, capivaras e outros mamíferos de grande porte, para capturar carrapatos e outros parasitas que vivem nesses animais, ou para apanhar os insetos espantados por eles enquanto caminham.

Mede cerca de 20 centímetros. O peito é amarelo, a garganta clara, a cabeça cinza e as partes superiores marrons. O bem-te–vi-do-gado é fácil de ser identificado pelos seus hábitos, especialmente por passar a maior parte do tempo no solo, andando de maneira muito semelhante ao joão-de–barro (Furnarius rufus), enquanto outros tiranídeos com os quais pode ser confundido são mais arborícolas. Constrói um ninho de gravetos a cerca de 4 metros do solo, mas eventualmente pode ocupar o ninho abandonado do joão-de-barro. Os ovos, brancos ou cor de creme, são incubados pelo casal.

Ocorre na região Centro-leste do Brasil, distribuindo-se desde a Venezuela até a Bolívia, Argentina e Uruguai. É migratório no sul do Brasil. Vive em áreas abertas, pastagens e em parques nas cidades.

Deixe um comentário