Piracicaba nos 75 anos da USP

A Universidade de São Paulo iniciou as comemorações de seus 75 anos de fundação no mês de setembro. Tendo como referência principal a data de 25 de janeiro de 2009, dia e mês da criação da Universidade, diversas atividades foram programadas até 1º de outubro do próximo ano, quando se encerra a megaexposição “Tesouros da USP”.

São três os pilares básicos que dão fundamento aos eventos comemorativos: reconhecimento, visibilidade e visão de futuro. É com muito prazer que constato o envolvimento e a alegria que a comunidade uspiana, de todos os campi da Instituição, tem mostrado com as atividades que programaram para a celebração do Jubileu da USP. Em particular, no campus de Piracicaba, a comemoração dos 75 anos de nossa Universidade se associa às atividades da já tradicional Semana “Luiz de Queiroz”, que, neste ano, está em sua 51ª edição.

Além disso, a programação inclui a inauguração de nova infra-estrutura no campus: a Central de Aulas “Prof. Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz”, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), e o Laboratório de Auto-Aprendizagem de Língua Inglesa, fruto de uma parceria da ESALQ com a IBM e o Universia.

Inequivocadamente, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” está em perfeita sintonia com a qualidade que evidência a posição de destaque ocupada pela USP no ambiente do ensino superior brasileiro e internacional. Com uma história centenária, a ESALQ mantém-se integrada à Universidade de São Paulo desde 1934. Em 22 de setembro de 1966, ocorreu a regulamentação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), instituição pioneira sediada no campus de Piracicaba e inteiramente dedicada à pesquisa avançada na utilização da energia nuclear na agricultura.

Atualmente, freqüentam a ESALQ mais de 3 mil alunos, entre graduandos e pós-graduandos, além de pós-doutores, pesquisadores e aqueles que participam dos cursos de pós-graduação lato sensu. São eles que disseminam no País e no exterior a marca de excelência da ESALQ, devido à alta qualificação que logram ao freqüentar os diferentes cursos da Instituição e ao participar de suas pesquisas avançadas. A presença significativa de gestores esalqueanos, talentosos e competentes, atesta a contribuição expressiva que prestam à área pública e ao setor empresarial do País.

As comemorações do Jubileu refletem o espírito científico e a dimensão cultural da USP e possuem o objetivo de fomentar a integração de nossas Unidades com a sociedade. Convido a todos para se associarem à celebração do aniversário da nossa Universidade, como justa homenagem à nossa Instituição, que é o centro da geração de conhecimento do País e da América Latina.

Profa. Suely Vilela
Reitora da Universidade de São Paulo

Deixe um comentário