Rua Morais Barros: antiga, histórica, com muitos nomes

lamp-294347_1280

(Imagem: Clker-Free-Vector-Images, por Pixabay)

Entre as muitas ruas seculares de Piracicaba, duas delas deveriam ter um carinho especial da população: a Rua do Porto e a Morais Barros. São ruas históricas.

A atual Rua Morais Barros está na gênese da Cidade. No longínquo ano de 1855, os registros da Câmara Municipal diziam dessa rua:

É, por um lado, a entrada da estrada de Campinas, Água Choca, Itu e Sorocaba e, para os lados do rio Piracicaba, é a entrada das estradas de Lieira, Rio Claro e Araraquara.

É uma rua que teve muitos nomes. Foi, no início de tudo, a Rua da Constituição, quando a própria Piracicaba era “Constituição”. Segundo a tradição, a rua Morais Barros esteve na iminência de se chamar Rua Joanina, como homenagem ao monarca D. João VI. E foi, também, Rua do Porto, pois era uma rua que descia, em linha reta, até a margem do rio, onde estava o porto – na realidade um posto de embarque e desembarque de mercadorias. Foi conhecida, ainda, como Rua da Praia, pois, indo em direção ao rio e num lugar bucólico, aquela rua levava a um espaço da preferência dos piracicabanos de então. E foi, também, a Rua Direita, por ser uma reta só, do rio até o cemitério.

Essa rua de tão largas tradições passou a denominar-se Rua Morais Barros quando faleceu o Senador Manoel de Morais Barros, um dos vultos mais representativos de Piracicaba naquela época.

 [Este conteúdo foi publicado no “Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornalista Cecílio Elias Netto, do jornal impresso “A Província”, que circulou como suplemento do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Para este projeto, foram elaborados vários fascículos ao longo do período de novembro de 1995 a agosto de 1997.]

Outros conteúdos estão reunidos na TAG Almanak de Piracicaba.

Deixe uma resposta