40º Salão de Humor têm exposição gigante no Shopping

Escultura interativa instalada no corredor do Shopping - foto Rodrigo AlvesO riso invade Piracicaba este mês e vai ser difícil escapar às gargalhadas, mesmo em locais inusitados. Assim será na mostra Uma Manobra de Bom Humor, aberta a partir de hoje (12) no estacionamento do Shopping Piracicaba. Cartuns e caricaturas gigantes assinados por artistas brasileiros e estrangeiros premiados ao longo dos 40 anos do Salão Internacional de Humor tomarão conta do espaço.

As obras fazem parte do acervo do Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU Piracicaba), departamento da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) responsável pelo Salão de Humor. Ao todo são 42 artes com 160 x 70 cm, que trazem personalidades como Tim Maia, Maguila, Madre Teresa de Calcutá, Louis Armstrong, Oscar Niemeyer, entre outras figuras conhecidas do grande público.

A autoria cabe a artistas gráficos brasileiros consagrados, como Chico Caruso, Laerte, Baptistão, Rodrigo Rosa e Dálcio Machado; e estrangeiros, como Yuri Kosobokin (Ucrânia), O-Sekoer (Bélgica), Turcios (Espanha), Ricardo Castro (Argentina), entre outros.

Esta é a primeira vez que o Salão de Humor realiza uma exposição ao ar livre e utilizando peças gigantes. “A ideia da mostra comunga com o nosso propósito, o de levar o Salão a espaços de grande circulação de público, tornando-o ainda mais acessível a todos e conhecido na região”, afirma Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural.

Para o coordenador de Marketing do Shopping Piracicaba, Osvaldo Arruti Lyrio, será uma ótima oportunidade dos clientes conhecerem exposições inéditas, com trabalhos dos principais artistas gráficos brasileiros. “O Salão é conhecido internacionalmente e, especialmente quando completa 40 edições, ficamos muito satisfeitos em receber duas mostras paralelas de sua programação. Tenho certeza de que nosso público vai aproveitar e curtir com muito bom humor as exposições”, comenta.

Segundo Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba, este é o quarto ano que o Shopping Piracicaba abriga mostras do Salão. “Optamos por um modelo de suporte em grandes formatos suspensos, que somado à beleza plástica das obras, atrairá a atenção das pessoas”, diz ele, ao lembrar que nas edições anteriores o local apresentou obras do PortoCartoon, do Museu Nacional da Imprensa de Porto, em Portugal.

O ineditismo da parceria extrapola as fronteiras do estacionamento. É que após a cerimônia de abertura e premiação do Salão de Humor, que ocorre em 24 de agosto, o Shopping volta a abrigar outra exposição do evento. Intitulada Premiados do 40o Salão de Humor, a paralela contará, a partir do dia 29, com reproduções das peças gráficas contempladas em primeiro lugar na edição 2013, nas categorias charge, caricatura, cartuns e tiras/hqs, além dos prêmios Futebol e Unimed Saúde.

Além disso, na área interna do Shopping (em frente à Loja Centauro), foi instalada uma escultura interativa, a partir da arte de autoria do gaúcho Daniel Kondo, editor de imagem do Le Monde Diplomatique Brasil. O trabalho, que ilustra o cartaz do 40º Salão, traz um carrasco empunhando uma pena prestes a ‘matar de rir’ um condenado e, por meio dele, o público é convidado a colocar o rosto ao centro para fazer uma foto.

NOVIDADES – Ao todo o Salão realiza 29 exposições paralelas espalhadas por Piracicaba, além de quatro workshops, três debates, lançamento de livros, espetáculos infantis, a segunda edição da Caminhada com Humor e a antecipação do Festival Paulista de Circo para o mês de setembro.

Outra seleção de obras premiadas durante as quatro décadas do Salão de Humor estará disponível para apreciação (e diversão) do público, a partir de quinta-feira (15), na Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. Trata-se da exposição Quatro Décadas de Bom Humor, com obras que refletem a história do concurso de humor, que se tornou um dos maiores no mundo.

Com recorde de inscrições, a 40ª edição recebeu 4.180 trabalhos enviados por 966 artistas gráficos de 64 países. Para a mostra foram selecionadas 442 obras, que serão analisadas pela comissão de premiação no dia 17 de agosto. São eles a argentina Marlene Pohle, o português Antônio Moreira Antunes, o francês Carlos Brito e os brasileiros  Luciano Magno, Roberto Negreiros Faria Junior, Ciça Alves Pinto e Zélio Alves Pinto.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em meio à ditadura militar como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos apoiados por grandes nomes do humor nacional, como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente jornal O Pasquim.

SERVIÇO – Mostra Uma Manobra de Bom Humor, de 12 de agosto a 30 de setembro, no estacionamento do Shopping Piracicaba (av. Limeira, 722, Vila Areão). Visitas: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 22h. Mostra Quatro Décadas de Bom Humor, de 15 de agosto a 15 de setembro, diariamente, das 8h às 22h, na Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura no dia 24 de agosto. Visitas de 25 de agosto a 20 de outubro. Informações pelos telefones (19) 3403-2615 e 3403-2620 ou pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe uma resposta