Após ampliação ETE Capim Fino entra em fase de pré-operação

_MG_2701Com o propósito de atender o crescimento populacional do município e, conforme previsto no contrato de Parceria Público-Privada (PPP), firmado entre a Prefeitura, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Águas do Mirante, em junho de 2012, as obras de ampliação da ETE Capim Fino foram finalizadas e possibilitam o início da pré-operação da Estação de Tratamento de Esgoto nesta sexta-feira, 16.

Localizada na rodovia Deputado Laércio Corte, km 137,5 a ETE Capim Fino foi ampliada com a construção de dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado. Com isso, a unidade operacional que tratava 22,5 litros de esgoto por segundo, passa a ter uma vazão de 80 litros por segundo, beneficiando diretamente as regiões do Santa Rosa, Capim Fino, o complexo automotivo da Hyundai e o Parque Tecnológico.

A capacidade de tratamento de esgoto da ETE foi ampliada de 10 mil para 30 mil habitantes, atendendo a expectativa de crescimento para os próximos 30 anos, conforme o plano diretor do município.

O investimento, na ordem de R$ 7.775.922,88 milhões, foi realizado em sete meses, considerando a fase de estudo de viabilidade, execução das obras e montagem dos equipamentos. “Este é mais um importante avanço que Piracicaba dá, no setor de saneamento básico, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida, não só da população atual como das gerações futuras”, afirma o diretor executivo da Águas do Mirante, Marcos de Araújo.

Danielle Santim, presidente do Semae, ressalta a importância do investimento para o município. “Sabemos que o saneamento básico é fundamental para todo e qualquer cidadão, por isso estamos imbuídos na tarefa de executar um trabalho sério e de qualidade. É uma grande satisfação ver que Piracicaba vem sendo reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento nessa área”.

Deixe um comentário