Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Foto: Marquinhos Ferreira

Foto: Marquinhos Ferreira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil será lançada oficialmente em Piracicaba nesta quarta-feira (5) em evento marcado para a Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no bairro Caxambu, às 14h30. O lançamento contará com a presença dos secretários Pedro Mello (Saúde) e Ângela Jorge Corrêa (Educação), além do Zé Gotinha e outros personagens infantis.

A meta da Secretaria de Saúde este ano é vacinar 95% das 20.901 crianças com idade entre seis meses e até cinco anos de idade do município (19.856 crianças). A campanha tem início efetivo no sábado (8), com o Dia D de Vacinação, quando serão disponibilizados 60 pontos – 48 fixos e 12 volantes – das 8h às 17h.

O período da campanha vai até o dia 21 de junho nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa Saúde da Família). No último sábado (1º), 46 pontos de vacinação foram disponibilizados pela Secretaria na Zona Rural, onde 353 doses da vacina foram aplicadas.

No Brasil, a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988 no município de Teodoro Sampaio.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por três tipos de poliovírus. O período de incubação é de 7 a 14 dias para as formas paralíticas, com variações de 3 a 35 dias. O vírus permanece na garganta por uma semana e nas fezes por períodos superiores a duas semanas. A infecção manifesta, ou sob forma inaparente, confere imunidade duradoura (tipo específica).

Aproximadamente 90 a 95% das infecções são subclínicas. A forma abortiva ocorre em 4 a 8% dos casos e caracteriza-se por febre, cefaleia, dor de garganta, anorexia, vômitos e dor abdominal. A doença é clinicamente indistinguível de outras infecções virais.

A forma meníngea ocorre em 1 a 2% dos casos e apresenta sinais de irritação meníngea juntamente com os mesmos sintomas da forma abortiva. A forma paralítica ocorre em 0,1 a 1% das infecções por poliovírus.

Caracteriza-se por uma paralisia flácida assimétrica, predominantemente em membros inferiores e em grandes grupos musculares. Outras formas raras incluem a poliomielite paralítica bulbar e a polioencefalite.

Deixe uma resposta