Saúde lança campanhas de vacinação contra polio e sarampo

images

A Secretaria de Saúde de Piracicaba lançou na tarde desta quarta-feira (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs) a partir de segunda-feira (10). Devem ser imunizadas crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (poliomielite) e um ano e cinco anos incompletos (sarampo).

O lançamento contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, do secretário de Saúde, Pedro Mello, e de representantes da Vigilância Epidemiológica. “Estamos fazendo esse lançamento no gabinete do prefeito para mostrar a importância da imunização de todas as crianças, para mantermos a paralisia infantil erradicada em nosso Estado e também o sarampo”, afirmou Gabriel Ferrato.

A meta da Secretaria é imunizar 95% do público-alvo da campanha. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o objetivo da campanha contra a paralisia infantil é vacinar 19.960 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (a população dessa faixa etária no município é de 21.011 crianças). Para a campanha de seguimento do sarampo, devem ser vacinadas 17.536 crianças na faixa etária de um a cinco anos incompletos (são 18.459 crianças nesta faixa no município).

“A orientação do Ministério da Saúde é vacinar 95% desse público, mas o ideal é vacinar todas as crianças nesta faixa etária. Teremos a vacina à disposição em todas as nossas unidades de saúde e pedimos que os pais levem seus filhos para tomar a vacina”, afirma o secretário de Sáude, Pedro Mello.

DIA D
Apesar das vacinas estarem à disposição nas unidades de saúde a partir de segunda-feira (10), o sábado será o Dia D da campanha, com 49 postos fixos de vacinação abertos à população de Piracicaba das 8h às 17h. A campanha segue no município até o dia 28 de novembro.

No dia 15 (sábado), será a vez da vacinação na Zona Rural. Ao todo, 47 equipes (nas cinco unidades e em 42 postos volante) irão vacinar a população. O Dia D volta a se repetir no dia 22 de novembro, quando a Saúde irá disponibilizar 50 pontos de vacinação das 8h às 17h.

Deixe um comentário