Saúde alerta sobre importância de vacinação contra a poliomielite e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância da imunização de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A campanha de vacinação contra as doenças segue até o dia 12 de dezembro em todas as unidades de saúde da Atenção Básica – PSFs (Programas Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica).

A meta, indicada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 95% do público-alvo da campanha. Devem ser vacinadas contra a poliomielite as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Já a imunização contra o sarampo é indicada para a faixa etária de um ano a cinco anos incompletos. Em Piracicaba, até esta quarta-feira (3), foram aplicadas 16.940 doses contra a polio (80,62% de cobertura vacinal) e  14.696 doses contra o sarampo (79,61%).

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. Vale lembrar que os pais ou responsáveis pelas crianças devem lembrar de levar a carteirinha de vacinação.

Deixe um comentário