Comerciantes têm até dia 31 de janeiro para quitar a contribuição sindical

As empresas representadas pelo Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) têm até 31 de janeiro para pagar a Contribuição Sindical. Para os autônomos o vencimento é 28 de fevereiro.

A Contribuição Sindical é a principal fonte de custeio das entidades sindicais e tem suas porcentagens dividas entre o Ministério do Trabalho (20%), Confederação (5%), Federação (15%) e Sindicato (60%). É obrigatória a todos os integrantes da categoria representada pelos sindicatos, independente de filiação como associado.

Segundo o presidente do sindicato, José Maria Saes Rosa, é de extrema importância que os comerciantes respeitem o prazo. “A taxa custeia as atividades dos sindicatos de representação perante autoridades, órgãos públicos, conselhos e comissões, gastos com convênios, parcerias e obtenção de outros benefícios em favor da categoria. O valor a ser recolhido depende do capital social de cada empresa”, orienta.

Contribuições recolhidas fora do prazo terão multa de 10% nos 30 primeiros dias, com adicional de 2% por mês subsequente. Além disso, há cobrança de 1% de juros ao mês, mais correção monetária. O recolhimento será fiscalizado pelo Ministério do Trabalho, por meio das Superintendências Regionais do Trabalho (SRT).

Informações sobre o valor da contribuição e outras dúvidas, entre em contato com o Sincomércio de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, pelo telefone 3422-0808.

Deixe um comentário