Curso gratuito em Santa Maria aborda controle de pragas e doenças na produção de mandioca

Os produtores de mandioca de Santa Maria da Serra e da região já podem se inscrever no curso “Olericultura Básica – Controle alternativo de pragas e doenças”, que será ministrado na Câmara de Vereadores (Rua Luiz Carmesine, 630, bairro Bom Jesus). Marcado para os dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, é uma realização do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, com parceria da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Torrinha. Contatos pelo celular (19) 9.999-42710 – Senhor Fiquito.

O curso visa orientar sobre o controle alternativo de pragas e doenças, incluindo fatores determinantes para os seus surgimentos, condições necessárias para o ataque (clima, manejo entre outros), caracterização das pragas por grupo (insetos e nematóides, por exemplo), métodos para controlar e as principais que atacam a lavoura de mandioca.

Programado para 16 horas, o curso “Olericultura Básica – Controle alternativo de pragas e doenças” faz parte do Sebrae Inova,  programa do Sebrae-SP que reúne cerca de 600 soluções técnicas e de gestão para tornar as micro e pequenas empresas (MPEs) mais competitivas e eficientes. Ele está disponível no Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba e atende os quatro setores da economia – agronegócios, comércio, indústria e serviços.

No agro, engloba pecuária, atividade leiteira, plantio do café, fruticultura e olericultura. Nos setores de comércio e serviços, as iniciativas são voltadas para lojas de material de construção, vestuário, bares e restaurantes, mercados e empresas do ramo do turismo. Na indústria, estão no foco as áreas de alimentos e bebidas, automóveis, cerâmica, construção civil, couro e calçados, madeireiras e gráficas.

O Sebrae Inova trabalha em quatro eixos independentemente do setor: gestão empresarial para promover melhorias na parte financeira, produtividade, atendimento, liderança, marketing, organização, além de fortalecimento do comportamento empreendedor, identificação de oportunidades, análise de riscos e ampliação de contatos.

O segundo eixo envolve tecnologia, quando são apresentadas ferramentas para melhorar o processo de produção, desenvolvimento de embalagem e estudo da concorrência. O mercado está no terceiro, contribuindo para buscar novos clientes e diversificação dos canais de venda. Para finalizar, nos serviços financeiros o objetivo é aproximar a empresa de agentes financeiros, facilitando o acesso ao crédito.

O Sebrae Inova é resultado de parceria com entidades do sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e empresas especializadas contratadas, resultando em soluções que ampliam as possibilidades a serem exploradas.

Deixe uma resposta