Dia das Crianças: 64% planejam comprar presentes

Pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) mostra que 64% dos consumidores planejam comprar presentes no Dia das Crianças.
Apesar de o resultado ser praticamente igual ao do ano passado, quando 65,8% dos ouvidos manifestaram essa intenção, ele apresenta evolução em relação à última data comemorativa, o Dia dos Pais, cuja intenção de compra ficou em 48% –  três pontos percentuais a menos do que em 2013.
Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, os dados levantados pela pesquisa projetam reação no consumo, alimentado por algumas variáveis. “Apesar de a indústria ter demitido bastante nos últimos meses, os dados mais recentes do Caged (12/09/14) apontam que o emprego em Piracicaba está no positivo (+169 vagas) – o que pode impactar na circulação da renda na cidade”, diz.
Além disso, Angelo lembra de um impacto positivo no mercado, verificado por outra variável: os resultados do primeiro turno das eleições, o que, em sua opinião, devem refletir sobre o desempenho nas vendas.
A pesquisa com o consumidor apontou que a maioria pretende pagar à vista (80,9% dos que responderam que iriam comprar), o que sinaliza a intenção do piracicabano de não querer fazer dívidas.
Na carona dessa análise sobre o pagamento à vista pode estar a explicação de outro item levantado pela pesquisa: o valor do recurso que vai ser gasto com o presente, escolhido pela maioria. Elaborada pela CW7 Pesquisas, com 400 pessoas maiores de 16 anos, ouvidas nas cinco regiões da cidade, a pesquisa apurou a estimativa de gastos.
Das pessoas que disseram que vão comprar presentes, 37,1 % vão gastar até R$ 50,00. Presentes de R$ 51,00 a R$ 100,00 estão nos planos de 33,6% dos ouvidos. Vão gastar de R$ 101 a R$ 200,00 18% dos ouvidos; 8,6% mais do que isso.
Os brinquedos são a principal escolha: 59,8% dos que vão comprar, manifestaram essa opção. Em segundo lugar estão as roupas, com 15,2% das preferências. Do total, 12,5% ainda não decidiram; 7,8% darão calçados; 3,1%, eletrônicos; 1,2% o que a criança pedir e 0,4% perfumes.
Segundo Angelo Frias Neto, apesar de os juros continuarem caros, a inflação alta, e os brinquedos – a principal escolha entre os presentes –  sofrerem a influência do dólar, que também opera em alta, lojistas consultados estão otimistas. “Levantamento feito pelo Departamento de Economia e Estatística da Acipi mostra que os comerciantes esperam crescimento médio de 4,6% nas vendas para o Dia das Crianças.”

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