Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia neste sábado (11) a campanha de vacinação antirrábica 2014. Realizada aos sábados, a campanha deste ano será dividida em duas fases – 11, 18 e 25 de outubro e 1º novembro (primeira fase) e 29 de novembro e 6, 13 e 20 de dezembro (segunda fase).

Durante a campanha, serão disponibilizados 151 postos de vacinação, distribuídos por todo o município. A meta do CCZ é vacinar 30 mil animais. Todos os cães e gatos com idade a partir de três meses poderão receber a vacina.

Animais doentes, em tratamento e debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para esses casos, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sábado das 8h às 17h.

Nove equipes formadas por vacinadores treinados irão trabalhar nos dias de campanha e farão a cobertura em todas as regiões do município. As vacinas são individuais e os materiais utilizados descartáveis. “Pedimos aos proprietários que colaborem, levando todos os cães em guias e conduzidos por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheir e os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos como os usados para embalar cebolas, para evitar fugas e possíveis acidentes com o animal, proprietário e vacinadores”, alerta Paulo Lara, médico veterinário do CCZ.

No primeiro dia de campanha, haverá postos de vacinação na Paulista (Estação Cultural e Escola Dr. João Conceição), Castelinho (Lava Rápido Van-Car), Jaraguá (Praça Tuiuti e centro comunitário), Esplanada (centro comunitário), Pauliceia (quadra poliesportiva, Praça da Paz e Metalúrgica Bom Jesus), Jd. Monte Branco (Rua Dom Manuel x Rua João Wesley), Nova Paulista (Mercearia e Bar Kibarato), Jd. Glória (igreja), Jd. Borghese (área de lazer), Vila Cristina (área de lazer) e Jd. São Paulo (centro comunitário).

 

Deixe uma resposta