Evento lembra Dia Mundial da Saúde

1-Dia Saúde_divulgaA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Naes (Núcleo de Apoio e Educação em Saúde) promove, no próximo dia 4, uma atividade na Praça José Bonifácio com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Segundo a enfermeira Edna Macedo Gomes, coordenadora do Naes, quem passar pelo local na próxima quinta-feira, das 8h às 12h, irá encontrar os profissionais da Secretaria oferecendo orientações sobre alimentação adequada e a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. “A intenção é aproveitar a data para uma campanha educativa para a população, especialmente no que diz respeito à promoção da saúde e à prevenção de doenças metabólicas”, explica Edna.

Além de orientações sobre as doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão, os profissionais da Saúde irão aferir a pressão e verificar a taxa de glicemia de quem passar pela praça no dia 4. Por meio do Centro de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme), a população diabética irá receber ainda orientação sobre o uso da insulina e de outros medicamentos. “Vamos ter ainda uma farmacêutica da Secretaria orientando sobre a administração de medicamentos de uso contínuo para a hipertensão”.

A atividade irá contar ainda com o apoio da Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), que irá orientar sobre a alimentação adequada na prevenção de doenças. “Paralelo a toda essa atividade, teremos agentes da Zoonoses fazendo orientação sobre a prevenção à dengue”, destaca Edna.

Ao todo, aproximadamente 20 profissionais da Secretaria de Saúde estarão envolvidos no evento, que conta ainda com o apoio da Enfermap.

Deixe um comentário