Piracicaba tem um acidente de trabalho por hora

Liderado pelo setor metalúrgico, foram registrados na cidade Piracicaba no ano passado 8711 acidentes de trabalho, o que equivale a um acidente por hora. Prevenir e conscientizar é um dos principais trabalhos realizados pelos diversos sindicatos, que defendem os direitos trabalhistas das categorias.

Pelo segundo ano, o mandato do vereador e presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antonio Fernandes Paiva, realiza o ‘Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho’. A iniciativa do vereador foi instituída pelo Projeto de Decreto Legislativo 11/2015, e é celebrada anualmente no dia 28 de abril.

Para lembrar a data, as atividades terão início às 8h30, com uma passeata que sai do Mercado Municipal, com destino à Praça José Bonifácio, onde mais tarde, às 10h30, será realizado o ato público, com esquete teatral e discursos com o objetivo de chamar a atenção dos trabalhadores e patrões sobre a importância da prevenção dos acidentes.

Dando continuidades as atividades, o evento oficial acontece às 14h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com a ‘Mesa Redonda sobre Causas e Prevenção de Acidentes de Trabalho’, conduzido pelo vereador o evento conta com a presença do Superintende do Ministério do Trabalho para o Estado de São Paulo, Luiz Claudio Marcolino, representantes do Conespi, Cerest e Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), além da fala de dois trabalhadores, que sofreram acidentes de trabalho e vão relatar suas histórias de vida.

Por fim, durante a reunião ordinária da Câmara haverá suspensão do expediente para que Francisco Pinto Filho, presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba e Rodolfo Vilella, professor da USP, para falar sobre Ações Interinstitucionais – Os desafios na prevenção de Acidente de Trabalho.

Para Paiva, o principal objetivo da programação é fazer com que a informação seja a forma de prevenção dos acidentes. “Precisamos diminuir esse número de acidentes de trabalho, isso só acontece com ações que busquem a conscientização de trabalhadores e patrões para a melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador. É isso que estamos buscando fazer em Piracicaba, todo dia 28 de abril”, comentou o parlamentar.

A data escolhida para a organização do evento agrega com outros dois dias celebrados no mês de abril, dia 7, Dia Mundial da Saúde, e dia 28, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encerrando a programação, um representante do Cerest e o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, fazem uso da Tribuna Popular, às 19h30, também na Câmara de Vereadores.

SERVIÇO:
‘Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho’.

8h30 – Concentração em frente ao Mercado Municipal para a passeata até a Praça José Bonifácio.

9h15 – Passeata.

10h30 – Ato público, na Praça José Bonifácio.

14h00 – Evento Oficial, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

19h30 – Uso da Tribuna Popular, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

 

Deixe um comentário