Salão de Belas Artes de Piracicaba chega à 63ª edição

Olhar Caipira, de Clodoaldo Martins, medalha de ouroCom 64 telas e cinco esculturas em exposição, será aberto hoje (07), às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, o 63º Salão de Belas Artes de Piracicaba (SBA). A seleção foi feita entre 332 obras enviadas por 107 artistas de 43 cidades de dez Estados brasileiros. Vinte e uma delas foram premiadas. O SBA é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A visitação gratuita acontece de 08/08 a 13/09.

A escolha dos trabalhos, vindo dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, foi feita pela comissão de seleção e premiação, formada por Ronaldo Lopes, Luis Garcia Jorge, Clóvis Péscio, Claudio Canato e Thelma Cardarelli.

O prêmios conferidos em pintura foram os aquisitivos Prefeitura Municipal de Piracicaba, um total de cinco, prêmios aquisitivos Câmara de Vereadores, que também somam cinco, e um prêmio aquisitivo Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Também foram distribuídas a medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze às obras Olhar Caipira, de Clodoaldo Martins, Aventura no Lago, de Jesser Valzacchi, e Samuel, de Marcos Sabadin, respectivamente. A medalha Eugênio Luiz Losso foi para Preamar, tela de Odnível Ribeiro de Sá.

Na categoria desenho, Gustavo Schossler ficou com a medalha de bronze com o grafite Chiara. E em escultura, Sônia Piedade faturou também bronze pelo conjunto O Entalhador Eugênio Nardin e O Escultor Marco Antônio Cavallari.

“É um privilégio para Piracicaba ter um Salão de Belas Artes que é referência no Brasil, com 63 edições realizadas ininterruptamente, o que o coloca entre os mais expressivos e importantes. Vale lembrar também a continuidade de outros dois salões que fazem parte do calendário: o Salão de Arte Contemporânea (SAC), realizado há 46 anos, e o Salão Internacional de Humor, criado em 1974, os quais nos enchem de orgulho. Esses eventos levam e elevam o nome de Piracicaba no cenário nacional”, afirma o prefeito Gabriel Ferrato.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, ressalta os números do SBA. “Este ano, foram escolhidos 64 quadros e cinco esculturas de 40 artistas. No total, foram enviados 332 trabalhos, de 107 artistas. É importante ressaltar também que recebemos trabalhos de artistas de diferentes Estados. Essa participação efetiva só mostra que estamos no caminho certo: o de valorizar, sempre, as várias formas de arte”, enfatiza.

De acordo com o diretor da Pinacoteca, Eduardo Borges de Araujo, no Salão deste ano prevalecem as figuras e há poucas paisagens e naturezas-mortas. “De acordo com os membros da comissão de seleção e premiação, pelo seu rigor de escolha e qualidade das obras, o Salão de Belas Artes de Piracicaba é considerado o melhor do Brasil atualmente. E essa visão também é compartilhada pelos artistas”, revela.

 

AGENDA – A programação do 63º SBA não se limita apenas à exposição principal. Os organizadores também incluíram no calendário uma mostra com obras de membros da comissão organizadora do Salão, que foi aberta no dia 03/08 e segue até o dia 28, no Centro Cultural Martha Watts. A comissão é formada por Rosângela Novaes, Carlos Alberto Valério, Magali Duarte, Cecília Ramos e Eduardo Borges Araujo.

Outra ação é o 3º Encontro de Pintura ao Ar Livre, que acontecerá no sábado, 08/08, às margens do rio Piracicaba, na altura da Casa do Povoador. No dia 10/08 Fernandes Elias Júnior ministra a palestra Arte do Ponto de Vista Artístico, Social e Religioso, na Capela São Pedro, no histórico bairro Monte Alegre.

 

SERVIÇO – 63º Salão de Belas Artes de Piracicaba. Abertura sexta-feira, 07/08, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, rua Moraes Barros, 233, Centro, Piracicaba. Visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 18h. Até 13/09. Mostra da Comissão Organizadora do SBA. No Centro Cultural Martha Watts, de segunda à sexta, das 9h às 17h. Até 28/08. 3º Encontro de Pintura ao Ar Livre, dia 08/08, à na Casa do Povoador, avenida Beira Rio, s/n. Palestra Arte do Ponto de Vista Artístico, Social e Religioso, com Fernandes Elias Júnior, dia 10/08, na Capela São Pedro, no bairro Monte Alegre. Todas as atividades são gratuitas. Informações pelo telefone: 3433-4930.

 

Deixe um comentário