Semae lança campanha para evitar racionamento de água
Devido à longa estiagem atípica que está comprometendo a capacidade de abastecimento de água em toda a região Sudeste, com queda acentuada no nível dos reservatórios, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) iniciou uma campanha para reduzir o desperdício de água e, assim, evitar o racionamento.
Todos os consumidores receberão junto à próxima conta um folheto com informações claras e objetivas contendo procedimentos básicos para redução de consumo. São apontados seis momentos comuns na vida das famílias em que mais se gasta água em condições normais, mas que podem ser alterados para o consumo responsável.
Banho: fechar o registro ao se ensaboar.
Louça: ensaboe com torneira fechada.
Descarga: regule e conserte os vazamentos.
Carro: lavar com balde.
Roupas: acumule e ensaboe com torneira fechada.
Calçada: evite usar mangueira.
De acordo com o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, se a população for rigorosa e colaborar, apesar da crise e da falta de perspectiva de chuva suficiente para recompor os reservatórios em curto espaço de tempo, há chances de a cidade não precisar tomar medidas mais drásticas: “O momento é delicado, a população precisa estar consciente de que toda colaboração é bem vinda para que possamos atravessar essa fase difícil racionamento. Cada um precisa fazer a sua parte, economizando água”, enfatizou Schiavuzzo.