Deus sabe o que faz
Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.
É ano novo. Frei Saul diria: “Gente, não muda nada, apenas a data na folhinha”. Eu também acho. As nossas batalhas são insignificantes perto das vitórias de Deus. Não temos ideia da Sua grandeza. Todo o universo é pouco para a extensão do Seu poderio. É Ele quem manda no ano novo.
Depois que os cientistas descobriram a “partícula de Deus”, julgam estar a um passo de desvendar os mistérios da cosmogenia, da origem da vida e seus assombros. Contudo, chega-se num ponto onde não é mais possível avançar. Ali é território divino, impenetrável e, talvez, profundamente simples. Ou complexo demais para a inteligência humana?
Vi na tevê um físico discursar sobre o assunto, o “big bang”, a explosão colossal de algo que pulsava, contrariando a teoria do nada. “O nada não existe, nunca existiu”. Um entrevistador perguntou se, afinal, seria possível fazer alguma ligação disso tudo com Deus, e o físico disse: “A mecânica do Universo não precisa de Deus; as pessoas precisam de Deus”.
Estarreci no meu sofá, pensando se Quem criou esta mecânica não seria justamente Deus. Ele não precisa, de fato, de algo que foi criado por Suas próprias mãos, mas rege-o, sem dúvida.
Esta mecânica é perfeita. Se descuidar um só segundo, ó Deus, o que poderia acontecer? Do maravilhoso espetáculo de planetas alinhados, teríamos colisões monumentais e a pulverização do nosso sistema solar.
Tentamos prever o futuro do universo, se é que o universo tem futuro. Orbitamos em volta do Sol, uma estrela de quinta grandeza, como insistia irmã Clara, professora de geografia nos meus tempos do Colégio Assunção, no nosso livrinho todo ilustrado com astros celestes.
Quando um novo professor de geografia chegou, ficou assombrado que tivéssemos aprendido sobre o Sol, a Lua, Saturno e seus anéis, e o pouco conhecimento do nosso país, sua extensão, seus problemas, sua geográfica posição no mapa do mundo.
Ah, o mundo! Climatologistas modernos discutem o aquecimento global, atribuindo-o às atividades antrópicas, às emissões de carbono e demais gases poluentes causadores do efeito estufa. Junte-se na receita de catástrofes naturais o desmatamento das nossas florestas. Um destes estudiosos afirmou que o aquecimento global não existe. Durma-se com um barulho desses.
Bem, estamos no início de um novo ano e às voltas com questões ambientais urgentes, pois se trata da nossa sobrevivência na Terra. A crise hídrica tornou-se um fantasma que assusta, mas não faz a população mudar seus hábitos. Não há, ainda, uma compreensão do que é a escassez de água.
Vamos em frente, avante! Afinal, é ano novo. Alguns arriscam dizer “vida nova”. Que seja. Acredito piamente que Deus sabe o que faz. Só Ele está no controle de tudo, regendo a vida e o mundo. Como teria dito Einstein: “Deus não joga aos dados”.