Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

JOGO DOS SETE ERROS

Qual a diferença entre os governos federal, estadual e municipal? Tudo parece se repetir e as pessoas, numa fobia sem limites, não percebem que o Brasil não vai mudar se continuar esta briga insana de querer tirar um partido ou um governante. Os problemas no governo federal são gravíssimos, todos nós sabemos, mas o estado de São Paulo enfrenta dilemas como o abastecimento de água por falta de investimentos e planejamento no setor, o que não só compromete o volume da água na torneira, mas também a economia e o emprego. Temos também a greve dos professores estaduais e as denúncias de corrupção. Em Piracicaba, além da greve dos coletores de lixo, temos a dengue, os buracos por todos os cantos e a falta de carinho na manutenção das ruas e avenidas. Dia 12 de abril é uma boa oportunidade para se protestar contra tudo isso. Não acham?

VÁ AS RUAS PELO SEU FILHO

Há anos a educação no estado de São Paulo está abandonada. Os governos do PSDB desde Mário Covas levaram o ensino público ao mais baixo nível. As salas de aulas estão com superlotação, os salários pagos aos professores são pífios e as escolas são ambientes cada vez mais vulneráveis à violência.  A greve dos professores é justa porque eles estão lutando pelo seu filho, pelo direito de uma escola digna.

VÁ AS RUAS PELO SEU FILHO II

Os jovens saem da escola sem saber interpretar um texto. Quem não entende o que está lendo pode ir para a rua protestar? Vai contestar o quê? Não é por acaso que as pessoas são usadas como massa de manobra e o protesto se torna vazio.

CHEIRO NO AR

Esta semana, o Papa Francisco fez a seguinte afirmação falando sobre a corrupção: “A corrupção é suja e uma sociedade corrupta fede”. E concluiu: “A educação é o caminho justo para prevenir e ajudar a ir para a frente.”

ADESÃO EXTRA

No dia 12 de abril temos mais um bom motivo para ir para as ruas pedir cadeia para os corruptos: as maracutaias feitas nos governos do PSDB, no estado de São Paulo, envolvendo Mário Covas, já morto, e José Serra e Geraldo Alckmin – estes bem vivos – no escândalo dos trens do Metrô e da CPTM. São milhões pagos como propina durante esses governos. E tudo aconteceu na barba deles. Será que também vão dizer: “não sei de nada, nem barba uso…” Vamos lá, quero ver Barjas Negri, Gabriel Ferrato, Mendes Thame e outras lideranças carregando bandeiras e faixas ao lado do povo pedindo moralização e respeito com o nosso dinheiro.

TREM BÃO

A investigação de irregularidades nas licitações dos trens do Metrô e da CPTM começou a partir de um acordo de leniência (ajuda nas investigações) feito em 2013, entre umas das empresas acusadas de participar do suposto cartel, a Siemens, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Justiça. O desdobramento das investigações mostrou, no entanto, que o esquema poderia estar funcionando muito antes da denúncia realizada pela Siemens. Eita trem bão. É só alegria para quem faz parte do esquema.

 

ENTENDA O CASO

 

O suposto pagamento de propinas a governos no Brasil pela empresa Alstom teria começado em 1997, segundo apuração iniciada pela Justiça da Suíça. Em 2008, o diário norte-americano The Wall Street Journal revelou a existência de investigações em 11 países contra a Alstom por pagamento de propinas, entre 1998 e 2003. As suspeitas atingiam obras do Metrô e funcionários públicos. Foi neste ano que o Ministério Público de São Paulo entrou no caso, pedindo informações à Suíça e instaurando seu próprio inquérito.

 

PIRACICABA QUE AMAMOS….

Cecílio Elias Netto sempre foi mais que um jornalista, foi um repórter de faro afiado e escritor que vive e conhece esta cidade como ninguém. Nos últimos tempo, Cecílio se cansou de ser jornalista e virou apenas escritor – escolha que não posso lamentar! Suas obras literárias ficarão para a história. Infelizmente, alguns nunca aceitaram as análises criticas do jornalista Cecílio, que tentou por anos a fio mostrar o mal que alguns políticos faziam – e ainda fazem – pela cidade. Uma cidade que ainda não saiu do quadrilátero da Praça José Bonifácio, onde tudo acontece. Mas, ao lançar sua mais recente obra, Piracicaba que amamos tanto, Cecílio mostra que apesar dos medíocres a camada inteligente que sobrou ainda resiste. Cecílio, só espero que ainda reserve 30 minutos de seu dia para o jornalista que ainda existe em você diga BOM DIA!

HOMERO NA OAB

O advogado Homero Carvalho está lançando sua candidatura à presidência da OAB – Secção de Piracicaba. Se Piracicaba deseja mudar realmente, porque não começa por ai? Além de advogado, Homero está concluindo seu curso de jornalismo e já está atuando com um programa diário na rádio Educadora. Homero é dinâmico e luta pelas coisas que acredita.

QUEM É O VÂNDALO?  

A cidade amanheceu neste inicio de semana com a notícia de que vândalos tinham atacado o monumento ao soldado Constitucionalista, na Praça José Bonifácio. Logo depois a própria prefeitura se encarregou de esclarecer que o monumento caiu por falta de manutenção. Portanto, o vândalo apareceu, foi a incompetência da prefeitura para preservar o patrimônio da cidade. Será que esse vândalo será acionado pela Promotoria Pública?

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para que o presidente da Câmara, Matheus Erler, e os vereadores identifiquem casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como detectar se um administrador está desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

É fundamental obter provas ou indícios fortes de irregularidades e motivar o Promotor de Justiça a iniciar uma investigação. Os vereadores podem realizar este trabalho. Caso o promotor não manifeste disposição para agir, envie a denúncia à Procuradoria Geral de Justiça do Estado.

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e

no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

1 comentário

  1. Roberto em 03/04/2015 às 08:10

    Este deve ser financiado pelo PT…

Deixe um comentário