Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

EXCLUSIVO: PESQUISA PARA PREFEITO

O pré-candidato a prefeito de Piracicaba pelo PSDB, Barjas Negri, tem pesquisa que mostra que na corrida eleitoral ele está em primeiro lugar neste momento, com 44% das intenções de voto. O atual prefeito, também do PSDB, Gabriel Ferrato, aparece com 13%. Já o Secretário de Relações do Trabalho, o sindicalista José Luiz Ribeiro, tem apenas 4% e o vereador Antonio Fernandes Paiva, 3%. A pesquisa deixou de fora o deputado estadual Roberto Morais e o deputado federal suplente, Mendes Thame.

SEM OPOSIÇÃO

Uma análise mais profunda e realista mostra que, se a oposição em Piracicaba não tiver um plano de união, Barjas, meu mais novo amigo do face, vence as eleições para prefeito no próximo ano. Agora que estou mais próximo dele, posso contar qual é sua tática: dividir a oposição e buscar todo tipo de apoio. Só para vice ele convidou mais de cinco pessoas.

CORPO MOLE

Muitos secretários municipais estão fazendo o chamado corpo mole e estão empenhados em trabalhar para a candidatura Barjas Negri, deixando Gabriel Ferrato praticamente ferrado – ops! não resisti ao trocadilho. Secretários fazem o que querem sem dar satisfação ao atual prefeito. É triste ir ao gabinete e ver tudo está às moscas.

VAMOS A LA VENEZUELA

Já que em Piracicaba nada acontece, vamos para a Venezuela. Nesta semana, postei no face Fala Sério! o seguinte texto: “Nossos políticos precisam ser mais “Maduros”. Vejo atitude de uma ingenuidade sem limites. Um bando de senadores brasileiros invade a soberania de outro país e quer ser recebido com flores? Qual o direito desses políticos de se meterem em uma questão que não lhe diz respeito? Deixem a Venezuela resolver os problemas dela. Esses mesmos senadores não têm propostas nem para o país onde foram eleitos. Será que desejam “brasilizar” a Venezuela?

PIADA PRONTA

Ao ler meu comentário no face, o cartunista Zélio Alves Pinto replicou com a seguinte postagem: “Você tem toda razão, Djalma. Os panacas vão se meter na casa dos outros, cutucar suas feridas, desafiar suas instituições e mexer na politica deles e querem o quê? Imagina o contrário! Isso não quer dizer que admiramos a forma como os venezuelanos resolvem os problemas deles. Posso até discordar, mas tenho de respeitar. Esses senadores brasileiros são mesmo uns panacas. Veja o histórico de cada um deles. Bando de panacudos. Acho suas considerações sérias e corretas, Djalma. Abraço do Zélio.”

 

INVASÕES

O número de terrenos e bairros invadidos em Piracicaba mostra que, infelizmente, a cidade esqueceu o social nas últimas administrações e a busca a qualquer custo pelo desenvolvimento traz mais problemas do que soluções. A violência cresce nas ruas e nas escolas, o atendimento público da saúde está na UTI. E a política…

INTERVENÇÃO NO PMDB

O Diretório Estadual do PMDB vai trocar o presidente do partido em Piracicaba. Walter Godoy dos Santos será substituído. Eles já têm o nome: é de um peemedebista que já foi candidato a vice. O PMDB pode até continuar com o PSDB local, mas vai exigir mais cargos e uma participação maior no governo, inclusive o cargo de vice de Barjas.

ELVIS NÃO MORREU

Pesquisa DataFolha publicada no último domingo mostra que Lula e o PT estão respirando e andam bem vivinhos. Se a eleição fosse hoje, Aécio, que se imagina ter um apoio massacrante, teria 35% dos votos, enquanto Lula, destruído pela imprensa e a elite brasileira, teria 25% – porcentual bem significativo para quem é considerado enterrado. Já Marina Silva vem a seguir, com 18% das intenções de voto.  Se o candidato fosse Geraldo Alckmin, Lula teria 26%, Marina 25% e ele, o homem que deixou São Paulo na seca, 20%. Isso demonstra que apesar da intensa campanha, a direita não consegue mostrar alternativas para as camadas mais pobres da população. Atualmente, todos os gatos estão no mesmo balaio.

FALA SÉRIO CRICRISMALIA!

A FATURA DA ELITE  

Cricrismalia, o que você acha da pesquisa DataFolha que mostra uma descrença da população para com os políticos brasileiros?

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem mostra o quanto a população está desacreditada dos governantes brasileiros: 67% dos entrevistados disseram ser contrários à reeleição e 66% desfavoráveis ao voto obrigatório. Neste segundo quesito, a publicação explica que a vontade de exercer a cidadania vai minguando na mesma proporção da diminuição da renda e da escolaridade da população. Ah, agora está ficando claro porque não é vantagem para a elite investir em educação de qualidade, né não?

2 comentários

  1. Antonio Carlos em 24/06/2015 às 11:44

    De novo? Esse senhor se achou no direito de mudar o destino de Piracicaba. Viramos uma cidade violenta; o trânsito mata, adolescentes da periferia estão largados e aos poucos estamos perdendo nossa identidade. Trouxeram Fundação CASA, presídio e agora outra Fundação CASA – sinal de falência da sociedade que não sabe cuidar de seus jovens. Não tem escola pra todo mundo, Não fosse o “Mais Médicos” a saúde seria o caos; não há casas suficientes para assalariados; nem lazer e entretenimento acessíveis. Em oito anos de mandato investiu nada em transporte coletivo. Não tem mais o que esse senhor fazer aqui. Que siga seu caminho e nos deixe em paz. Cidade é muito mais que prédio, asfalto,carro, pontes e indústrias.

  2. Pedro Paulo Krähenbühl em 24/06/2015 às 12:45

    Realmente, está um caos nosso secretariado e com nosso prefeito em viagem…..já o Alckmin, não arranca mesmo, nem suspiro de viúva….kkkk…já o Aécio, quer ganhar a eleição que perdeu aqui, lá na Venezuela, só que Chavez na época tirou a Globovision do ar, lembram….e Maduro está amadurecendo no poder…..agora se viessem senadores venezuelanos aqui…..se metendo em nossa política, senado….realmente, qual seria a consequência?

Deixe um comentário