O Pragmatismo da Escolha

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Em 05 de outubro próximo, os eleitores de Piracicaba e região também irão às urnas para escolher representantes do Executivo e Legislativo, federal e estadual, e muitos são os candidatos e suas promessas.

Ainda que existam incontáveis necessidades a serem atendidas, com o que se tem farto material de discurso para os candidatos, resta certo que Piracicaba e região é merecedora de muito mais do que meras abstrações.

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), criada através de Lei municipal, em 1967, é a mantenedora da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), do Colégio Técnico de Piracicaba (COTIP) e do Centro de Educação Profissional de Piracicaba (CEEP).

A FUMEP possui estrutura administrativa relativamente enxuta. Localiza-se em local de fácil acesso, próximo a várias autoestradas. Sua unidade de graduação, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), apresenta um quadro de professores que além de capacitado academicamente, também o é do ponto de vista técnico. Todavia, o trabalho desses profissionais é restrito à condição de professores horistas.

Dito o necessário, é o presente artigo para requerer publicamente que aqueles que postulam cargos públicos eletivos posicionem-se, de forma expressa, e, em veículos de comunicação de massa, sobre qual é a respectiva sensibilidade político-pragmática que têm sobre o assunto.

Vale entender, que tais candidatos digam como se poderia dar o desenvolvimento deste inigualável potencial institucional, com vistas a fomentar tanto à pesquisa voltada para a inovação tecnológica assim como a formação de pessoal especializado para o enfrentamento das necessidades comerciais e industriais de Piracicaba e região.

A guisa de sugestão, seguem algumas considerações para aqueles candidatos efetivamente comprometidos com o oferecimento de uma melhor qualidade de vida à população de Piracicaba e região.

Os cursos de graduação existentes na EEP, Engenharias Civil, Ambiental, Mecânica e Mecatrônica, Administração, Tecnologia Mecânica e Ciências da Computação, apresentam inequívoco potencial para a ocorrência do inter-relacionamento de uns com os outros. Em outras palavras, existem questões práticas trabalhadas por uma dessas áreas (ex.: Engenharia Civil) que demandam o conhecimento de algumas outras dessas áreas referidas (ex.: Eng. Ambiental, Administração e Ciências da Computação).

Há, portanto, potencial para que se possa produzir tanto inovação tecnológica quanto modelos de utilidade, tornando a instituição um polo de referência não apenas regional, estadual, mas até mesmo nacional. Quer na produção tecnológica ou quer no oferecimento de estagiários e profissionais altamente qualificados para o completo atendimento das exigências do mercado.

Para sua consecução, existem recursos oferecidos pelas agências de fomento voltadas para o desenvolvimento tecnológico. O empresariado local e regional têm demandas a serem satisfeitas. Há demanda para que o ofertado ao corpo discente vá muito além do ensino. A instituição possui profissionais capacitados. Encontra-se extremamente bem localizada.

No entanto, este potencial necessita tornar-se realidade. Assim, apresentado o contexto, basta haver vontade política para que isso se faça ainda nesta década. Em simples tradução, não há mais lugar para abstrações demagógicas!!!

Deixe uma resposta