“Cansei”, o movimento.

Aqui, em A PROVÍNCIA, podemos dizer termos sido dos primeiros a dar o grito de cansaço, do insuportável cansaço em relação não apenas a todas as formas de deslavadas corrupções, mas do silêncio diante delas, da conivência, da submissão, da covardia. “Cansei”, foi um grito que já vínhamos dando aqui há alguns meses, especialmente quando mentiras e farsas tentaram, como ainda tentam, ocultar a corrupção nos porões e subterrâneos de Piracicaba. Há, por aqui, lideranças que berram contra a corrupção em Brasília e até em Washington, mas que não enxergam o que lhes está na ponta do nariz.

Agora, no entanto, surge um movimento nacional – deflagrado pela OAB-SP – cujo brado e lema é justamente esse repúdio: “Cansei!” O que farão as sub-secções da Ordem dos Advogados por aí – muitas delas coalhadas de conivência, de agentes também corruptores, de silêncios diante de situações espúreas e injustiças – isso não sei. Mas sei que o cansaço, que A PROVÍNCIA – tenho um orgulho profissional imenso diante dessa postura jornalística que mantemos há 51 anos – vem proclamando, sei que esse cansaço poderá ser, agora, um rastilho de pólvora neste país cansado, tomara que também nesta cidade cansada e humilhada.

Diz o presidente da OAB, Luiz Flávio Borges D´Urso: “Cansei!, um movimento cívico pelo Direito dos Brasileiros. Cansei de gente que só quer levar vantagem. Cansei de empresários corruptores. Cansei de tanta corrupção. Cansei da impunidade. Cansei de pagar tantos impostos.” Falta dizer de outros cansaços: cansei de universidades mercenárias, cansei de imprensa conivente e facciosa, cansei da má informação, cansei de religiões de mercado, cansei da desmoralização da vida familiar, cansei da televisão desagregadora. E mais: cansei de políticos que fazem mas roubam ou que roubam mas fazem, dos chamados competentes mas desonestos, das negociatas por cargos públicos, cansei de eleições transformadas em balcões de negócios, cansei de sanguessugas, cansei de vampiros, cansei de máfias de ambulâncias, cansei de máfias de apitos, cansei da educação transformada em simples venda de diplomas.

Que esse grito encontre eco em Piracicaba e encoraje os acovardados e dê forças aos tímidos e envergonhe os desavergonhados: “Cansei!” A PROVÍNCIA acolhe, prazerosa e abertamente, o grito desse cansaço cívico. Aqui, só não grita quem não quiser. Com liberdade responsável.

Deixe uma resposta