Cinco mil (5.000) textos.

No último domingo, chegamos aos 5 mil textos postados, em menos de um ano, neste jornal eletrônico. Com “Taiguara, seus sonhos e suas canções” – informação redigida pela brilhante estagiária Taís Romanelli – ultrapassamos uma barreira, a dos 5 mil textos, que nos dá a medida de quanto têm valido a pena os esforços de tão poucos, os que acreditamos nesses novos caminhos da comunicação humana, o universo da internet e da era da informática. Mantivemos uma média de quase 500 textos mensais em atualizações, mais de 15 por dia, incluindo colaboradores e cronistas.

A experiência jornalística é realmente nova. E mais sedutora, pois se trata de um novo desafio que nos leva a nos embrenharmos em uma verdadeira floresta ainda desconhecida, onde todos procuram trihas, caminhos, saídas e espaços. A internet, sem mais qualquer dúvida, provocou a maior revolução tecnológica de todos os tempos, alterando costumes, hábitos, maneiras de ser, provocando confusões e conflitos, mas revelando-se um admirável instrumento de comunicação entre os homens. Mudou o jornalismo, mudou concepções teóricas de comunicação, está obrigando toda a imprensa a uma revisão de si mesma.

Há, sim, grandes e graves problemas.Foi como se uma bomba atômica houvesse sido lançada no universo das comunicações fazendo estragos, produzindo estilhaços e levantando muita, muita fumaça. Em meio a esta e à poeira que se levantou, surgem e acontecem excessos, abusos, coisas ruins. Mas, à medida em que a poeira baixa, sabe-se que os benefícios são tantos e tão plenos que, passada a fase impactante do novo, surgirão soluções e saídas.

Quando oferecemos, a Piracicaba, A PROVINCIA eletrônica – na busca de manter viva a memória desta terra mas com espírito aberto a esse novo tempo – sabíamos da dureza da proposta em nossas vidas, de muitas incompreensões e, também, de oposições que se atemorizam com a liberdade e com homens livres. Ao chegarmos ao texto de número 5000, há um sentimento de regozijo e, também, de recompensa. É uma consolidação.

E isso é como um presente que nos damos a nós mesmos: em 28 de agosto de 1987, lançávamos a primeira edição de A PROVÍNCIA impressa. Vinte anos depois, A PROVINCIA eletrônica celebra a edição de 5 mil textos.

Deixe uma resposta