Engenho passa a ser local definitivo da Noite das Tradições

Lugar ideal para a família, de fácil acesso, de beleza arquitetônica e importância cultural que combinam com o evento. Com essas justificativas, os frequentadores da Noite das Tradições aprovaram o Engenho Central como a nova “casa” dos shows, que acontecem uma vez por mês, gratuitamente, com os melhores músicos do gênero. A intenção da Semac, realizadora ao evento, que faz parte do projeto Choros & Serestas, é utilizar tanto as áreas externas do espaço quanto o Armazém 17, que é coberto. A próxima edição da Noite das Tradições está marcada para o dia 08/05.

A edição de abril reuniu centenas de pessoas na área que fica bem próxima à entrada do Engenho pela Ponte Pênsil, com os Armazéns 7 A e 7 B como cenário. Inês Fátima Rovina assistiu à Noite das Tradições pela primeira vez. “Meu irmão sempre vem, me convidou e eu vim. Cheguei de carro e estacionei dentro do Engenho, com toda a comodidade. Está aprovado este espaço”, disse Inês. “É mais fácil de chegar, mais família. Espero que continue. Na minha opinião, ficou excelente”, garantiu o irmão de Inês, Dimas Rovina.

O fato de poder levar as crianças, que têm espaço para brincar com segurança, é um dos pontos positivos para o jornalista Paulo Ucelli. “É bem mais familiar”, opinou. Para Renata Monteiro Pinto Cesar, o Engenho é mais agradável e tem mais a ver com a proposta da Noite das Tradições. “Dessa forma também aproveitamos mais o Engenho, que é um espaço de cultura”, acredita.

Além das áreas externas, a Noite das Tradições vai ocupar também o Armazém 17, próximo à entrada pela Ponte do Morato. “O público poderá chegar de carro, o que pode ser feito tanto pela Ponte do Morato quanto pela Ponte do Mirante, e estacionar dentro do Engenho. Ou também chegar a pé pela avenida Beira Rio e atravessar a passarela estaiada, tendo acesso ao Engenho, bem ao lado do Armazém 17. Dessa forma, iremos garantir comodidade e segurança para a população”, observa a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Outra vantagem da realização no Armazém 17 é que o espaço é coberto e, mesmo com chuva, os shows não serão prejudicados.

A Noite das Tradições integra o projeto Choros & Serestas, idealizado e coordenado por Fábio Monteiro, que teve início em 1993 e passou a contar com a parceria definitiva da Semac em 2001. Com o nome de Noite da Seresta, o objetivo inicial do projeto era trazer à tona esse gênero musical que deixou marcas profundas na cultura piracicabana, revivendo o romantismo de décadas passadas com a proposta de fomentar a confraternização social e valorizar os músicos e cantores de Piracicaba e região.

Em 2012, o projeto passou a ser denominado Noite das Tradições, pelo fato de envolver todos os tipos de manifestações ligadas ao folclore, além de festas populares e tradições musicais, como samba, cururu, catira e samba-lenço, com edições fixas no Largo dos Pescadores, às margens do rio Piracicaba, e outras itinerantes, que ocorrem em diferentes bairros da cidade.

Deixe uma resposta