“Haja SAC” na Casa de Salgot

O Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba – SAC – está completando 44 anos e cada vez mais se fortalece como um dos mais importantes salões do Brasil. Regulamentado por lei, conta com ação de voluntários que direcionam o formato do evento e contribuem na realização do salão junto ao poder público. Todo o ano renova-se a comissão organizadora no intuito de fomentar e difundir a produção artística contemporânea em Piracicaba através de novos projetos e soluções para o salão. Seguindo este direcionamento, 6 ateliês da cidade realizam o projeto “Curto Circuito”, cuja abertura está marcada para o dia 22 de setembro, às 18h30, com a mostra “Haja SAC” na Casa do Salgot Ateliê Cultural.

As três últimas comissões organizadoras do SAC 42, 43 e 44 – 2010 / 2011 / 2012 – trabalharam em conjunto para inovar o salão e gerar um calendário com ações que foram muito além do espaço expositivo que acontece na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra. A programação do evento foi ampliada – a tradicional exposição foi somada a palestras, workshops, exposições do acervo e dossiês inscritos, ações educativas, formação de professores, sessões de cinema e leituras de portfólios enriquecendo o desejo de formar público e discutir em torno da arte contemporânea. Outro ganho significativo nestas últimas edições do SAC foi à criação de um catálogo do salão, inscrito no sistema controlado pela agência internacional do ISBN tornando a publicação, com as obras dos artistas selecionados, catalogada internacionalmente – registrando historicamente e contribuindo para legitimação do gasto público. Além dos premiados voltarem no ano seguinte à cidade com uma exposição na Pinacoteca com suas mais recentes produções.

Durante os trabalhos de bastidores, os onze artistas participantes das comissões do SAC 42, 43 e 44 decidiram se reunir e mostrar suas pesquisas e produções artísticas mais atuais em uma exposição coletiva – “Haja SAC” – na Casa do Salgot Ateliê Cultural. O nome Haja Sac foi criado em meio aos trabalhos do SAC 43 – o som da palavra trás significados diversos – Haja de “acontecer” e Aja de “atuar” que remetem a proposta que o grupo tem feito na cidade promovendo encontros e debates sobre as artes visuais.

Deixe um comentário