Esse livro é uma gracinha!

hebe_biografia

Editora Best Seller

Hebe A Biografia (Editora Best Seller, 288 páginas, R$ 34,90) tem um autor que admira sua biografada. Fica claro desde as primeiras páginas que Artur Xexéo (editor durante décadas do jornal O Globo e hoje com carreira em musicais de teatro) não disfarça o seu encanto por Hebe. Alguns sites definiram o livro até como “uma ode” à maior apresentadora do Brasil.

Não poderia ser diferente. Afinal, em mais de 60 anos de carreira, Hebe se transformou em símbolo da televisão, desde a chegada do veículo ao Brasil, nos anos 50. Aliás, ela iria cantar na primeira transmissão o Hino da Televisão, mas foi substituída por Lolita Rodrigues. A primeira versão é que estaria gripada, mas aqui fica claro que saiu para se encontrar com o jornalista Luís Ramos, com quem mantinha um caso secreto.

Por aí se vê também que Xexéo evita o tom “chapa branca” e conta vários segredos de Hebe, como um aborto e o fato de ela ter sido uma mulher sempre independente, que nunca precisou de homem nenhum para viver. Por isso, seu primeiro casamento, com o empresário Décio Capuano, não deu certo, já que ele exigiu que interrompesse a carreira. Com o segundo marido, outro empresário, Lélio Ravagnani, ela viveu mais feliz. Xexéo começa a narrativa lembrando a noite em que a apresentadora era a atração do programa Roda Viva, da Cultura. Hebe quase desistiu, porque a atração era reduto de intelectuais e ela sempre se sentiu inferiorizada por não ter educação formal. Conta também as dificuldades do começo, morando em cortiços com os pais, e o drama da descoberta de um câncer, no final da vida. O tom é sempre de emoção.

hebe e filho

Apresentadora e o filho Marcelo (Arquivo)

Deixe uma resposta