O sonho de Manoel Gomes Tróia (19)

Investimentos no hospital

Em Piracicaba, Eudes de Freitas Aquino centra seus esforços no Hospital UNIMED, em sua revitalização. O diretor-clínico, desde 1992, é Vladir César Braidoti, afinado com o entusiasmo da administração que ainda sonhava com novas instalações. A superintendente administrativa do hospital, Márcia Suely Akaishi Padula, insistia, ao falar sobre a reestruturação feita:

– “Toda essa modernização, reestruturação e aprimoramento do atual hospital serve, desde já, de base funcional, para o novo hospital UNIMED, que está em vias de aprovação do projeto.1

Mesmo com as limitações que surgem, os investimentos no Hospital permitem a instalação de raio X direcional e tomógrafo. Reforma-se, também, o centro cirúrgico, unificando-se maternidade e berçário para um único espaço; a farmácia atende 24 horas por dia, realiza-se a informatização da recepção, dos postos de enfermagem, almoxarifado e farmácia.

Em 1996, o Hospital UNIMED Piracicaba apresenta os seguintes números e características: numa área construída de 4.600 m2, há a disponibilidade de 75 leitos, assim distribuídos: UTI, 7; coletivos, 38; apartamentos, 11; maternidade, 16; berçário, 14, com 4 incubadoras e 2 berços aquecidos; pediatria, 10. No centro cirúrgico, quatro salas para cirurgia geral, uma sala exclusiva para partos, intensificador de imagens, biópsia de congelação. (Foto: visita de médicos às novas instalações do hospital.)

A nova política econômica do governo brasileiro, no entanto, barra as pretensões desenvolvimentistas de empresários, incluindo os das atividades na saúde. Os sonhos de Eudes de Freitas Aquino começam a enfrentar outra realidade. As aplicações financeiras, em tempos de inflação, traziam importantes rendimentos, uma substanciosa fonte de receita. Com a nova política, o Brasil sente a necessidade de readequações, os investimentos caem, os créditos bancários são menos generosos. Eudes, já no Conselho Administrativo da Federação das UNIMEDs do Estado de São Paulo, conhece as dificuldades mas insiste em seu estilo e espírito inovadores. Constrói uma nova área no hospital, dispondo de 20 leitos para a maternidade.

Interior do Hospital

A grande preocupação se volta para a qualidade dos serviços e as relações com a comunidade. A competência política de Eudes Aquino é, também, uma arte nas relações humanas. A UNIMED-Piracicaba ocupa espaços nos veículos de comunicação, é assunto permanente de reportagens.

Uma das grandes conquistas da administração de Eudes de Freitas Aquino foi a construção da nova sede, o Centro Administrativo UNIMED (CAU), na rua do Rosário, 1870, inaugurada em 21 de dezembro de 1994. A empresa responsável pela obra, Construcione Engenharia, do engenheiro José Cione, orgulhou-se de tê-la concluído em apenas 68 dias, dois dias a menos dos 70 dias previstos. Na nova sede, em 930 metros quadrados de área construída, instalaram- se a diretoria, os departamentos financeiro e de informática, faturamento, contabilidade, cadastro, setor de pessoal, auditoria médica, comitê educativo, com mais de 50 funcionários.

Em tempos em que, no Brasil, a informática dava os primeiros passos ousados, a UNIMED-Piracicaba envaidecia-se de, pelo sistema on-line, estarem interligadas simultaneamente “as três sedes da Cooperativa, juntamente com todos os postos de atendimento, bem como o Hospital UNIMED.”2 As outras duas sedes eram as das rua 15 de Novembro: a sede I, no nº 1429, onde permaneceu o atendimento ao usuário como sede central de emissão de guias, e a sede II, no nº 1482, onde ficaram o departamento de marketing e assessoria de imprensa.

Força do marketing

Eudes Aquino de Freitas continuou dando ênfase preferencial ao marketing da Cooperativa. As programações eram intensas, bem como a participação da UNIMED na comunidade. Para 1995, a agenda era extensa e abrangente: era o ano do Jubileu de Prata. O sonho da cooperativa médica via chegar-lhe a maturidade dos 25 anos.

E, no ano do jubileu, a atleta Maria Paula Gonçalves, a “Magic Paula”, passa a ser uma das estrelas também da UNIMED-Piracicaba, numa parceria de marketing que resulta na popularização ainda maior da Cooperativa, colhendo simpatias. “Magic Paula” é ícone dos esportes brasileiros, amada pela juventude. Eudes de Freitas Aquino e sua diretoria, alavancando essa popularidade, unemse à Universidade Metodista de Piracicaba, apoiando a publicação do livro que conta a trajetória da campeã.3 O sucesso é nacional. Paula, convidada a noites de autógrafos nas principais capitais brasileiras, leva junto o nome da UNIMED Piracicaba.

Outro atleta, José da Gama Filho, é festejado por, com o patrocínio da UNIMED, ter-se classificado em 50º lugar, entre os 10 mil participantes da Corrida São Silvestre, na passagem do ano. Na natação, a Cooperativa apóia o Clube de Campo e rejubila-se com o sucesso de um dos seus patrocinados, o nadador Rafael Guena Jardim de Camargo que, aos 18 anos, se torna campeão e recordista mundial de juniores na prova de 200 metros, na Finlândia, em 1994.

Em outros esportes, a UNIMED-Piracicaba mostra-se presente: na canoagem, apoiando a equipe do Clube Cristóvão Colombo; no I Festival Internacional de Balonismo realizado em Piracicaba. O marketing funciona despertando o entusiasmo da população em torno do tripé UNIMED-Esportes-Saúde.

Os 25 anos

No ano do Jubileu de Prata, um fato se torna significativo sem que, quando ocorre, lhe tenha sido dada atenção: o pediatra Paulo Tadeu Falanghe deixa a presidência da APM Regional de Piracicaba, substituído pela diretoria presidida por Renato Françoso Filho e empossada em 20 de outubro daquele ano de 1995.

Deixe uma resposta