O jardim do Doutor Jorge

O jardim do Doutor Jorge

O prefeito Jorge Pacheco e Chaves quis fazer, na praça, uma réplica das Tulherias.

O dr.Jorge Pacheco e Chaves – pai do político João Pacheco e Chaves, de influência nacional – pertencia a uma das mais tradicionais familias paulistas. Casado com dona Jane Conceição – da estirpe do Barão de Serra Negra – o dr.Jorge foi famoso, também, pelo seu estilo de vida requintado, de influência claramente européia. Tal era seu refinamento que os adversários o chamavam de “Doutor Punho de Rendas.”

Em agosto de 1943, foi indicado, por influência de Getúlio Vargas, como interventor em Piracicaba, prefeito. E sua ambição, para a cidade, foi sintetizada numa frase que ele não cansou de repetir: “Quero civilizar Piracicaba”. E, por civilizar, ele entendia um novo estilo de vida, insistência em boas maneiras, educação aprimorada e requintes europeus, em especial de inspiração francesa. Foi o que desejou para a Praça José Bonifácio, que ele derrubou e construiu tudo de novo, buscando, como declarava, fazer uma “réplica das Tulherias” francesas.

A foto, presumivelmente de 1945, de autor desconhecido, mostra a praça do Doutor Jorge. Ao fundo, imponente, o Teatro Santo Estêvão e, à direita e na esquina, o Clube Coronel Barbosa.

 

Deixe um comentário