Clap promove aulas gratuitas de Tai Chi Chuan

O Clap (Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba) realiza, nos dias 13, 15, 20 e 22 de fevereiro, sempre às 16h30, aulas abertas – e gratuitas – de Tai Chi Chuan, ministradas pelo professor Anderson Taira.

Como as vagas são limitadas, as proprietárias do Clap, professoras Alessandra Cerri e Maristela Marrano, solicitam aos interessados a inscrição com antecedência, pelos telefones (19) 3377.9332 e (19) 3377.9334.  As aulas abertas serão coordenadas pelo Anderson Taira, diretor do Núcleo Piracicaba da SBTCC (Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan). “Arte marcial chinesa milenar integra o sistema de saúde. Harmonizar corpo e mente é uma prática para prevenção, cura de muitas doenças e diversos problemas emocionais. Os movimentos lentos e suaves acalmam e conduzem o praticante a um caminho de autoconhecimento, ensinando-o a relacionar-se consigo mesmo e com o mundo à sua volta de forma graciosa, suave e pacífica”, explica o professor.

Anderson Taira é formado em Tai Chi Chuan estilo Yang Tradicional na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC) em 2012, sob a tutela dos professores Roque Enrique Severino e Angela Soci, discípulos e representantes diretos da linhagem tradicional da família Yang na América Latina. Além de membro da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang é diretor do Núcleo Piracicaba da SBTCC, com participações em seminários e eventos específicos.

 SOBRE TAI CHI CHUAN – Em lista divulgada pela Harvard Medical School, com as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, uma em especial é destacada pela universidade americana: o Tai Chi Chuan. Considerada uma das mais importantes artes marciais chinesas, a prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração, da mente e do corpo. Não à toa, profissionais chamam o Tai Chi Chuan de “meditação em movimento”. Por mesclar os exercícios do corpo com os da mente — e oferecer resultados surpreendentes aos praticantes — o Tai Chi Chuan começou a despertar o interesse de estudiosos em diferentes áreas. Atualmente, um núcleo de pesquisa em Harvard se dedica exclusivamente a avaliar os benefícios da prática. Entre os resultados, concluiu que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e, consequentemente, melhora a qualidade de vida. De todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é a mais suave e fácil de ser aprendida. Seu poder de rejuvenescimento — o que foi indicado em diversos estudos — é explicado, pois a prática pode baixar a pressão sanguínea, irrigar as juntas, estimular a circulação e fortalecer o sistema imunológico. Além dos benefícios físicos, é recomendado para quem precisa reduzir o estresse, relaxar e conhecer melhor o próprio corpo.

Deixe uma resposta