Pratos mais saudáveis caem no gosto do brasileiro e Senac oferece curso

O conceito de alimentação saudável vem conquistando espaço na mesa do brasileiro, segundo a agência de pesquisa Euromonitor. O estudo revelou que o mercado alimentício ligado à saúde e bem-estar teve um crescimento de 98%, de 2009 a 2014 – dado mais atual –, sendo que 28% dos brasileiros optam por consumir alimentos nutricionalmente ricos. O público vegetariano também tem crescido. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo, correspondendo a 8% da população brasileira.

“Na medida em que as pessoas estão mais conscientes sobre alimentação saudável e buscam alternativas para suas restrições alimentares, o setor da alimentação vai se adequando para atender a esse público. O que vemos hoje é uma variedade de estabelecimentos voltados à alimentação mais consciente que oferecem comidas e bebidas para oferecer opções que agradem paladares de consumidores cada vez mais exigentes e antenados”, comenta Matheus Salmazzi Massoni, chef e docente do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Para atender essas tendências do mercado da alimentação, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro oferecerá, pela primeira vez na cidade e região, o curso Cardápio Diet e Light,no dia 12 de dezembro. Ele é voltado para profissionais de nutrição e gastronomia e para pessoas interessadas em aprender o preparo de pratos mais saudáveis ou para quem tem restrições alimentares, como intolerância a glúten.

Durante as aulas, os alunos aprenderão uma variedade de receitas e cardápios especiais para o dia a dia, contemplando entrada, prato principal e sobremesa com poucas calorias, como, por exemplo, uma torta holandesa de 167 calorias por porção. O curso ensinará ainda a harmonizar os pratos salgados e doces com chás e sucos.

Para se inscrever no Cardápio Diet e Light, os interessados precisam ter 16 anos ou mais e, como escolaridade mínima, estar cursando o ensino fundamental. O programa do curso inclui a higiene na manipulação de alimentos, conhecimento sobre pesos e medidas, utensílios básicos de cozinha, conceitos sobre a pirâmide alimentar, as diretrizes do diet, light e zero, além da preparação, combinação e apresentação dos pratos.

 

Deixe uma resposta