“Complexo de vira latas”

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

nelson-mandelaPois é!

O grande Nelson Rodrigues criou essa expressão, perfeita pois auto explicativa!

Nasci em Brazópolis, Sul de Minas, mas ainda criança me mudei para Piracicaba, SP. Cidade altamente conservadora, onde morei por mais de cinqüenta anos. Basta dizer que Barjas Negri, aquele mesmo que foi braço direito de José Serra no Ministério da Saúde! Lembram-se dele? Lembram-se da Revista Isto é???? Pois é, ele se elegeu, reelegeu e elegeu o atual prefeito! Sempre com cerca de 70 a 80% dos votos! Tal cidade tem vários jornais. O mais importante é o Jornal de Piracicaba, que tem entre seus cronistas um, que tem coluna diária. Hoje ele tece loas ao extraordinário Nelson Mandela: grande líder, preso durante 27 anos, sempre lutou pela Democracia, torturado por brancos, não fazia diferença com os negros, enfim, um Premio Nobel da Paz maravilhoso! Tudo bem, grandes verdades! Salve o Grande Líder da África do Sul ( que a Tatcher dizia ser “Terrorista”)! Mas, sempre há um “mas” para os conservadores, faz comparações, deletérias, com nossos políticos, claro, querendo jogá-los na lama! Mesmo que queiram guardar devidas proporções existe muita semelhança entre eles! O que fez Lula? O que fizeram os “Zés”, Genoino e Dirceu, o que fez Dilma? Ofereceram a vida pela Democracia!!!! Mas, o complexado não perdoa! Notem bem, ele não cita nomes de políticos brasileiros! Mas, nem é preciso: quem o lê com certa freqüência pode, por “Domínio de Fatos”, inferir! Ei, piracicabanos! Vocês sabiam que Nelsom Mandela era COMUNISTA!!!!!!

1 comentário

  1. Delza Frare Chamma em 12/12/2013 às 14:33

    Pois é, amigo Jairo. Como já comentamos não deixa de ser irônico e surreal observar que o inimigo da direita de ontem, o querido Madiba que precisou pegar em armas para conseguir romper o cruel apartheid na África do Sul hoje seja endeusado pelos inimigos de ontem. Lembrar que esse apartheid foi aprovado e defendido por todas as Nações que pediram a prisão e até mesmo a cabeça de “Mandela, o terrorista”, como o chamavam. Registre-se, a bem da verdade histórica, que Mandela teve apenas o apoio e a solidariedade de Cuba e de seu presidente Fidel Castro. E que até 2008 esse grande líder mundial sequer tinha permissão de entrar nos EUA por fazer parte da famosa lista negra americana dos inimigos do País. Como você bem lembrou, hoje temos cidadãos que deveriam ser homenageados por terem também dedicado grande parte de suas vidas a defender nossa democracia durante os anos cinzas do golpe civil militar de 1964. Ao invés disso estão sendo imolados pelas mesmas forças retrógradas que os perseguiram, torturaram e prenderam no passado, em nome de uma justicialização da política que momentaneamente parece tomar conta do País. Amanhã, quem sabe, a hipocrisia de hoje em relação a Mandela, também se repita em relação aos inocentes, condenados hoje, por um Julgamento político e de exceção.

Deixe uma resposta