FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

falta_de_agua-47247ELES PODEM

Mendes Thame, candidato derrotado nas últimas eleições, que assumiu nesta semana o cargo de deputado federal – por ser suplente –, escreve como se o cidadão piracicabano fosse um alienado completo. Publicou artigo criticando o governo federal na questão da luz e nada falou sobre a irresponsabilidade de seu partido, o PSDB, que há mais de 20 anos está no poder e nada fez para evitar a gravíssima crise da falta de água que estamos vivendo.

ELES PODEM II

Thame parece estar vivendo em dois mundos: o Brasil onde está tudo errado e São Paulo, governado pelo PSDB, onde está tudo certo. Acorda caro deputado, porque o tempo do cabresto e da manipulação acabou há muito tempo. FALA SÉRIO!

GOELA SECA

O SEMAE resolveu praticar a lei da oferta e da procura, literalmente. Reajustou em 9,12% a tarifa de água, um bem cada vez mais escasso no estado. Nessa velocidade, o pobre cidadão terá de vender a alma ao diabo para angariar dinheiro suficiente para não ficar com a goela seca.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

As eleições municipais acontecerão em outubro de 2016 para eleger prefeitos e vereadores. Mas, os partidos têm até outubro deste ano para fazer as filiações dos possíveis candidatos. Será que o PMDB e o PPS continuarão coadjuvantes do processo em troca de cargos e outras benesses?  E os partidos de oposição, terão candidatos? Enquanto tivermos esta situação em Piracicaba, nada mudará. A oposição precisa apresentar proposta para uma população cansada da mesmice.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS II

No passado, Piracicaba só mudou efetivamente quando a velha politica foi derrotada por um jovem chamado Adilson Maluf, que deu ares novos à cidade nas áreas social, cultural e de desenvolvimento econômico. Hoje, esses velhos políticos que estão aí já cansaram o povo. Eles não têm mais criatividade e vontade de construir uma nova cidade. A população precisa reagir e perder o medo da pressão, das chantagens e das ameaças.

CARA DE PALHAÇO

Já que os políticos locais se fingem de mortos e nada fazem para cobrar do governo do estado uma posição sobre o recapeamento da rodovia Luiz de Queiróz, que faz a ligação de Piracicaba com as rodovias Bandeirantes e a Anhanguera, que tal chamar o deputado Tiririca, muito bem votado na cidade. Quem sabe ele não retribui essa popularidade local com prestação de serviço para os eleitores. Porque, até agora, os verdadeiros palhaços são os usuários da estrada.

CAOS NA EDUCAÇÃO

As aulas nas escolas do estado começaram nesta semana. Muitas delas ainda não receberam nem a verba para manutenção. Conclusão as escolas estaduais estão com prédios sujos, goteiras, banheiros entupidos e outros sérios problemas. É uma vergonha. E tem mais, salas de aulas com mais de 45 alunos, os governos PSDB abandonaram a educação no estado estão criando várias gerações de analfabetos funcionais e pessoas que não sabem interpretar um texto.  

SEM REGISTRO

Quando o cidadão é assaltado, roubado, violentado em seus direitos e não vai a delegacia fazer o registro de boletim de ocorrência é porque a instituição que deveria cuidar da nossa segurança está totalmente desacreditada. A segurança em Piracicaba e em todo o estado está cada vez pior. A polícia perdeu o poder de agir com inteligência para combater o crime e os criminosos não respeitam os policias. O que aparenta é que a policia civil principalmente não tem estratégia para combater e investigar crimes.  Ai a bandidagem faz a festa. Por incrível que possa parecer nunca fui furtado em São Paulo, isso deve ser sorte, mas fui várias vezes em Piracicaba e nunca recebi um telefonema da policia local dizendo que tinha encontrado o que me furtaram ou prendido os ladrões, isso apesar de ter registrado ocorrência.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para o presidente da Câmara, Matheus Erler, e os vereadores identificarem casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como identificar um administrador que esteja desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

Alguns orçamentos municipais são verdadeiras peças de ficção. O prefeito introduz na Lei Orçamentária um dispositivo que permite remanejar 100% das verbas do orçamento – e a Câmara aprova essa barbaridade. Isso acaba com o orçamento, pois o prefeito pode usar as verbas como quiser, sem dar satisfação a ninguém.  O orçamento é uma lei e qualquer alteração significativa deve voltar à Câmara para ser analisado.

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

Deixe uma resposta