Então, tá…
Finalmente, começo a entender o que está acontecendo. Primeiro, o prefeito, já em inicio do primeiro mandato, ajudou a trazer a FEBEM para Piracicaba. Em seguida, o deputado Roberto Moraes e também o prefeito foram absolutamente dóceis e servis ao governador José Serra para a instalação de um novo presídio em terras paradisíacas, faltando, agora, eles fazerem parte da “esquadrilha da fumaça” que sairá atrás de fumantes em bares e restaurantes. E, agora, o deputado ACM Thame se orgulha de ter ajudado a solicitar um helicóptero para ajudar a vigiar os bandidos em Piracicaba.
Já entendi tudo. Demorou mas entendi. Piracicaba está se tornando o Ninho dos Tucanos, preocupados em cuidar dos efeitos, pouco interessados em cuidar das causas. Na realidade, é mais fácil construir cadeias do que o trabalho árduo, cotidiano, seqüencial da educação. É mais fácil manter pessoas presas do que lhes melhorar a vida com empregos, com saúde, com valorização da própria existência.
Já entendi. Finalmente. Barjas e Roberto cuidaram de ajudar a construção de presídios para adultos e adolescentes. Como se sabe ser inevitável a explosão de rebeliões, o esperto do Thame já tomou as providências: conseguiu um helicóptero para ajudar a procurar os fugitivos.
Dia chegará, espero, em que haverá cadeia para políticos. E por que não, na bucólica, maravilhosa, paradisíaca região onde gostam de construir presídios, na rodovia Piracicaba-Limeira? Quando acontecer, espero que presos por ação política nefasta ganhem enxada para lavrar a terra ou picareta para fazer a própria cova. Finalmente, entendi o que estão fazendo. Teremos um Robertão para adultos, um Barjão para adolescentes e um Thamão voando para procurar fugitivos. Então, tá… E bom dia.